O livro é bem direto, a leitura é tranquila e o conteúdo é de prender a atenção!
Os autores são os mesmos do Getting Real e fundadores da 37signals. Pequena e super lucrativa empresa que utiliza de métodos ágeis e uma nova abordagem acerca o tema trabalho e produtividade. Além de serem os criadores do Rails.
Segundo o autor, é próprio para os Type A: Pessoas que se sentem como se tivessem nascido para liderar e conquistar. Small-business Owners e pessoas que sonham em ter seu negócio próprio.
CHAPTER TAKEDOWNS
"Ignore the real world"
Ignorar os que falam que "isso não vai funcionar no mundo real!"
Por pior que seja, eles querem te levar para a mesma tumba! Se você for ambicioso e tiver esperança, eles vão convencer você que sua idéia é impossível!
Da mesma forma que algum estadunidense falou: "Sem saber que era impossível, foi lá e fez!", NÃO ACREDITE nos que te botam para baixo. Este mundo pode ser real para eles mas não quer dizer que você precisa viver nele :)
Por fim neste item ele fecha com um belo dizer: "The real world isn´t a place, it´s an excuse. It´s a justification for not trying. It has nothing to do with you"
"Planning is Guessing"
Neste tópico o autor condena a questão do long term plan utilizado por várias grandes empresas. Particularmente utilizei em 2007/8 na AIESEC e lá fazia algum sentido, principalmente em nível nacional. Mas para small business minha experiência é alinhada com a do autor e ambos dizemos que NÃO! =)
Não é fundamental um long term plan. Principalmente quando este geralmente é feito... No início! Época em que você pouco sabe sobre o dia de amanha, quanto mais daqui a cinco anos...
Jason e David terminam este tópico dizendo para o leitor focar no que ele vai fazer esta semana, não neste ano. E, trabalhar sem um plano pode assustar, mas não vai te cegar para a realidade e as oportunidades.
"Why grow"
People ask: "How big is your company?"
"WOW, nice!" they´ll say if you have a hundred-plus employees.
If you are small, you´ll get an "Oh... that´s nice" :( (eu já passei por isso! hahaha)
Por que? Por que expansão é sempre uma meta? Por que não achar o tamanho ideal e permanecer?
Por que as grandes Harvard ou Oxford não ampliam seus campus para cada país do mundo? Com isso elas seriam maiores... =p
Talvez o tamanho correto da sua empresa seja 5, 40, 100 ou 1...
Segundo o autor, se ela for sustentável, com lucro... Pequena ou grande o owner deve ter orgulho. (acho que foi para tocar o coração dos pequenos... hehehe)
Mesmo lendo este tópico, não sei porque, mas não caiu a ficha e continuo querendo crescer... #FAIL?!
O próximo tópico é sobre "workaholism"
Tomorrow... See you my friend =)
terça-feira, 30 de março de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)