segunda-feira, 5 de abril de 2010

REWORK - post 2

Draw a line in the sand
Este tópico me lembrou muito um livro que li do Guy Kawazaki chamado The art of start. Lá e aqui os autores pregam a real relevância do que você faz e ter sempre em mente "O que" e "por que" você está fazendo algo.

Grandes negócios devem ter um ponto de vista, não apenas um produto ou serviço.
Em seguida neste tópico ele fala mais uma vez da simplicidade. Pois a maioria dos softwares que existem no mercado tem muitos features, muitos botões, muita confusão, etc.
Com a SIMPLICIDADE sempre em mente não há debate nem falta de foco. Não há argumento e as decisões são simples.
"Isso vai tornar o software mais intuitivo ou vai complica-lo?"
Outro exemplo é a Whole Foods que vende os produtos com a mais alta qualidade natura e produtos organicos... Eles não perdem tempo decidindo o que é apropriado... "Será que não deveriamos inserir sabores artificiais?!" Não há debate e '.' final.


Mission statement impossible

Existe um muuuundo de diferença entre realmente acreditar em algo e como um tópico de uma missão no seu Long Term Plan que te diz algo...
As palavras no papel geralmente são claramente desconexas da realidade.
Acreditar em algo não é apenas escrever em uma folha de papel. É ACREDITAR e VIVER ISSO!


Outside Money is Plan Z

A partir deste ponto o autor começa a criticar o modelo startup com seed money e afins.
Hoje vivemos em uma era de serviços e caso você não queira abrir um restaurante ou outro grande empreendimento, VOCÊ NÃO PRECISA DE DINHEIRO QUE VENHA DE FORA!!!

Gastar dinheiro de outros geralmente ocasiona:
1-Você fica accountable a quem te financiou;
2-Os investidores querem o seu dinheiro, e RÁPIDO. Com isso sua sustentabilidade no longo prazo pode ir por água a baixo;
3-Gastando o dinheiro dos outros sempre você vai pedir mais, pois você não sente e com isso, cada vez que você pede, um pedaço (%) da sua empresa vai embora.
4-Geralmente é um mau negócio pois quando você está começando não é um momento adequado para transações financeiras;
5-Levantar capital é EXTREMAMENTE DESFOCANTE!


You need less than you think


Apenas esta frase compila o tópico:
"Great companies start in garages all te time. A sua também pode!"

Start a business, not a startup
"The truth is every business, new or old, is governed by the same set of market forces and economic rules. Revenue in, expenses out. Turn a profit or wind up gone."
O modelo startup geralmente tenta ignorar esta realidade adiantar o inevitavel... O momento em que o negócio cresceu, se tornou rentável e real.

Um negócio sem um caminho para o lucro, não é um negócio, é um hobby.

O oposto ao modelo startup é o do negócio atual que pensa em como ser rentável desde o primeiro dia. Que não mascara problemas profundos dizendo "It´s OK, we´re a startup."

Outro livro muito legal TOTALMENTE relacionado à este tópico é o The Four Hour Work Week do Tim Ferris. Lá ele passa EXATAMENTE esta idéia de como ter um negócio baseado na web rentável desde o princípio além de vários outros pontos relativos à finanças pessoais. Outro EXCELENTE livro!


Building to flip is building to flop

Mais uma vez ele 'bate' no modelo startup que como um ponto mestre está a seguinte pergunta: "What´s your exit strategy?"

Lembro que quando a CheckBox ainda era na 405N havia um rapaz que montou um bar/restaurante e que em uma conversa ele disse que "...se não der certo, eu tento vender o ponto!".

NÃO DEU OUTRA! Acho que ainda hoje está lá o ponto a venda.

Você começa um relacionamento já pensando em acabar? Você quer conhecer seu advogado de separação na manha do seu casamento?

Portanto você precisa de uma estratégia de COMPROMETIMENTO e não de uma saída...

Por fim, para fechar esta parte e começarmos o capitulo de PROGRESS vem mais uma vez a questão da simplicidade:

Less Mass


Agarre a idéia de ter menos massa. Tanto na física quanto nos negócios esta lei é valida!
O que é esta grande massa nos negócios:
1-Contratos de longo prazo;
2-Muitos staffs;
3-Reuniões;
4-Road-maps de longo prazo;
5-Politicas de escritório;

Empresas grandes conversam ao invés de fazer (governo?).

Continue pequeno pois quanto menos massa, mais agilidade!
Mais agilidade para mudar um modelo de negócios, produto, feature set, mkt message. Você pode cometer erro e arrumá-los rapidamente. Você pode mudar as prioridades, mix de produto ou foco da empresa. E o mais importante:

Você pode mudar sua mente!

2 comentários:

  1. http://www.stevepavlina.com/

    Um site interessante com ideias semelhantes a deste blog :D

    Falou!!!

    Edson Ma

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