segunda-feira, 26 de abril de 2010

REWORK - Post 4

Este post é focado na questão de produtividade!

Em alguns posts já tratamos sobre esta questão que sempre é pertinente para fugir das sopas de letrinhas tais como RUP. Outra pessoa que escreve muito sobre métodos ágeis e produtividade é o Alê Gomes da SEA Tecnologia.

Ilusões de compromisso
O mundo dos negócios está cheio de pilhas de documentos mortos que não servem para nada além de gastar o tempo das pessoas. Relatórios, ninguém lê. Diagramas ninguém olha, e especificações que nunca se assemelham aos produtos finais. Estes itens tomam um tempo infinito para serem feitos e um segundo para ser esquecido.

Se você precisa explicar alguma coisa, tente cair na real com isso ao invés de descrever algo que parece, desenhe, mostre o protótipo! Faça tudo que puder para remover as camadas de abstração.

Razões para abortar missão
É fácil ficar down e simplesmente trabalhar no que você pensa que precisa ser feito. É muito mais dificil botar sua cabeça para pensar e se perguntar "POR QUE". Aqui vão alguns pontos importantes para você se perguntar, sempre!

Por que estou fazendo isso?
Qual o problema que estou resolvendo?
Isso realmente é útil? Pois é comum confundir entusiasmo como inutilidade!
Estou adicionando algum real valor?
Isto vai mudar o comportamento ou estou adicionando algo desnecessário?
Não existe forma mais fácil de fazer?
O que poderia estar fazendo no lugar do que estou desenvolvendo?
Isto realmente vale a pena?

Interrupções são o inimigo da produtividade
Pense: Quando você é mais produtivo e entrega mais, resolve mais problemas? A resposta da maior parte das pessoas é pelo inicio da manha ou a noite. Não é coincidência que são períodos que não tem pessoas a sua volta.

Interrupção não é colaboração, é simplesmente interrupção! E quando você é interrompido, você não está desenvolvendo as tarefas!

Portanto, quando você quiser colaboração, utilize modos passivos de comunicação como mail, que não requerem instant reply.

Reunião é tóxico

A pior interrupção que existe é reunião.

São normalmente sobre palavras e abstrações, conceitos, nada real!
São normalmente transmitidos uma quantidade ínfima de informação por minuto.
São escorregadias e fogem ao tema facilmente.
São requeridas preparações que a maioria das pessoas não tem tempo para tal.
São freqüentemente compostas de agendas vagas que ninguém entende o real objetivo dela.
São quase sempre são demoradas e gastam um turno de várias pessoas.
Reuniões procriam! Uma chama outra e assim por diante...


Se você decidir que não há outra forma a não ser fazer reunião tente:
Utilizar um timer. Ao acabar o período estimado a reunião acaba!
Convide o mínimo de pessoas que puder.
Tenha uma pauta clara!
Comece com um problema claro a ser resolvido.
Reúna-se no local do problema ao invés da sala de reunião.
Acabe com uma solução e um responsável.


Leia também sobre os tomates.


Bom o suficiente está mais do que ótimo!
Muitas pessoas desfocam-se ao resolver problemas com soluções complicadas. Exercitar seus músculos mentais pode ser desintoxicante. Então você começa a olhar outro gigantesco desafio que te da o mesmo sentimento de recompensa e isso nem sempre é uma boa idéia.
Talvez seja melhor fazer o seguinte: Encontrar uma 'judo solution', uma que da o maior resultado com o menor esforço. Judo solutions são baseadas em entregar o máximo com o mínimo. Com isso, quando você encontrar um obstáculo, pense nisso!
Problemas normalmente podem ser resolvidos com soluções simples.

Pqnas vitórias!
O momento é o combustível da motivação! Faz com que você continue seguindo. Norteia!
Sem isso você não pode ir a lugar algum... Se você não estiver motivado com o que você está trabalhando, não é um bom sinal...

O caminho que você constrói estes momentos é entregando, fazendo pequenas tarefas e indo para as próximas.

Quanto mais demorar uma tarefa, mais chata ela será!

Então se pergunte: "O que posso fazer em duas semanas?"
Então... FAÇA! Entregue para as pessoas testarem, utilizarem, darem feedbacks e em seguida pule para a próxima. O quanto antes chegar na mão dos clientes, melhor será!

Não seja um herói
Muitas vezes é melhor ser um quitter que um hero. (tirando quando você está jogando like DOTA games =p)

Por exemplo, digamos que você pensa que uma tarefa pode ser realizada em duas horas. Mas passadas quatro você vê que apenas um terço foi cumprida... O natural é que seu instinto diga para você incorporar seu espírito de guerreiro e gastar 'n' horas no mesmo problema e você entra no MODO HERÓI ON!
Neste período de MODO HERÓI ON você poderia ter feito várias outras pequenas entregas mais significativas.
Se alguma tarefa ocupa alguém mais que duas semanas, passe-a para outro.

Vá dormir
Perder uma noite é um mau negócio. Ok, você terá estas horas agora mas pagará e com muitos juros no futuro: Destruirá sua criatividade, moral e atitude!

As consequencias normalmente são:
Desnorteamento - falta de foco;
Baixa criatividade;
Baixa moral/auto-estima;
e a mais comum que noto...
Irritabilidade.


Suas estimativas são furadas

Somos todos péssimos estimadores de tempo. Pensamos que podemos chutar quanto tempo alguma tarefa leva, quando na verdade não temos idéia.

Vemos normalmente tudo sob a ótica do melhor cenário e sem atrasos - realidade que nunca acontece.

Por isso estimativas de semanas, meses ou anos são apenas fantasia. A verdade é que você não consegue prever o que acontece no futuro.

Nós humanos, somos simplesmente maus ao fazer estimativas!

A solução: quebrar algo grande em coisas pequenas. Quão menor for, menos erro terá! Com certeza haverá erro, mas é melhor que estimar o projeto como um todo sem "quebras".

Listas grandes não são resolvidas
Comece fazendo to-do lists menor. Listas enormes acumulam sujeira. Quando foi a última vez que você terminou uma lista enorme de tarefas?

Listas enormes carregam culpa com elas. Quanto mais itens não resolvidos, pior você se sente.

Há três anos comecei a ler sobre produtividade e o termo Productivity p0rn, que de pornô, não tem nada. Nessa metodologia utilizava exatamente este conceito e digo que é realmente bom ter listas pequenas e cumpri-las!
Chegar no final do dia e ter exatamente no papel o que você fez e mostrar para você mesmo o quanto você é uma pessoa útil! =p

Utilizando o mesmo princípio do tópico anterior, quebre sua to-do longa em menores, divida nos dias, FAÇA-AS e você vai ver como é bom! =)

Será a mesma quantidade de itens da longa, mas a abordagem subjetiva muda completamente.

Faça pequenas decisões
Seguindo a mesma linha dos tópicos anteriores, faça pequenas decisões. Grandes decisões são difíceis de fazer e principalmente difíceis de serem mudadas! Uma vez tomada, a tendência é que você continue acreditando que é a decisão correta, mesmo quando não é.

Faça pequenas decisões e não cometa GRANDES ERROS!


Com este post, chegamos na metade do livro. Na verdade já estou acabando, mas decidi postar semanas depois de ler para que quando fosse postar eu fizesse uma releitura. Isso mostra o quanto considero este livro importante e como nem tudo é produtividade ao pé da letra, pois ler e postar na mesma noite demora menos que semanas depois! =)

Abrazos y besos...

Um comentário:

  1. Mto bom!
    Qndo se tira os supérfulos o que sobra é essencial!
    Sempre bom repensar o que é supérfulo e "retirável", e o que não me deixa produzir...

    Vc poderia ter dividido esse post em 2 pra não ficar tão longo! Mas it´s ok!!!

    bjoka!

    ResponderExcluir